7 de novembro de 1978, quando apenas deixando FC Barcelona e ninguém sabia se ele iria assinar com qualquer time, o Ajax Amsterdam dedicado um jogo de homenagem, agradecendo suas nove temporadas na equipe e sucessos. O partido enfrentou o Ajax e Bayern de Munique, e embora o resultado foi o menos importante, os alemães imposta por um claro 8-1.

A 10 março de 1999 recebeu outra homenagem jogo, desta vez pelo clube, agradecendo ao clube considerado a fase mais bem sucedida depois de sua despedida do banco em 1996. A festa foi realizada no CampNou, em frente Barca modelo oficial desse ano, que destacou Patrick Kluivert, Rivaldo, Luis Figo, Luis Enrique e Frank de Boer, e DreamTeam composta por ex-jogadores como Cruyff, Zubizarreta, Ronald Koeman, Michael Laudrup, Iván de la Peña, Txiki Begiristain, Hristo Stoichkov e vários amigos convidados, como Eric Cantona ou João Pinto. O jogo terminaria com a vitória por 2-0 do Barça em 1999.

camisola holanda

Quase um mês depois, em 6 de abril, foi oferecido pela homenagem Ajax realizada na Arena de Amesterdão na frente de 50.000 espectadores. Naquela época, as equipes se enfrentaram os titulares do Ajax, com Edwinvan der Sar, JariLitmanen, Richard Witschge e Clarence Seedorf, eo clube, desta vez com JosepGuardiola, que perdeu a homenagem no CampNou. A partida terminou em um empate com dois gols de ShotaArveladze e BryanRoy, pelo Ajax, e Mauricio Pellegrino e Sonny Anderson pelo clube. A festa seria ver a camisa do Ajax de JohanCruyff, novamente, em seguida, jogou alguns minutos, usando seu número de corrida da marca 14.

25 de abril de 2007, o conselho de Ajax aposentou a camisa número 14 em homenagem a Cruyff, por ocasião do seu 60 º aniversário. Conforme o presidente da empresa, John Jaakke:

Johan Cruyff deu um nome ao Ajax em todo o mundo e tornou-o famoso. Quando você pensa sobre o número 14, você pensa em Johan Cruyff. Retirar esse número como uma homenagem a um jogador único.47



A Supercopa da Holanda a cada ano enfrentando o campeão da Liga e da Taça, Troféu foi renomeado Johan Cruyff (Johan Cruyff Schaal-, em holandês).