A final foi disputada Holanda e na ex-União Soviética, no Estádio Olímpico de Munique. A festa teve um precedente na fase de grupos. Na partida de abertura do Grupo 2, a URSS impôs a Holanda com um golo solitário de ratos.
Naquela época, a União Soviética era uma potência no futebol europeu em meados dos anos 80. O treinador, Valery Lobanovsky, foi a base de sua Dynamo Kiev na seleção, com nada mais e nada menos que oito jogadores. A Dynamo Kiev venceu a Taça dos Vencedores das Taças em 1986, varrendo o Atlético de Madrid por três gols a zero na final para ser jogado em Lyon.
A URSS passou a jogar bem na Copa do Mundo na Espanha 82, com a infame Lamo Castillo arbitragem e caindo para o Brasil na segunda rodada no México 86, com um infeliz Fredrikksson arbitragem sueca, contra a Bélgica por quatro gols a três. Os três gols foram I.Belanov soviéticos, o melhor jogador da Europa em 1986. Foi no Campeonato Europeu de 80 na Itália, ou a 84, na França.
Holanda, por sua vez, voltou para a frente do futebol internacional. A seleção período de renovação durou 10 anos. Desde a final da Copa do Mundo na Argentina, em 1978, a Euro 1988. Nesses 10 anos só veio a Euro 80 na Itália, ficando fora do Mundial de 82, do Euro 84 e Mundial 86.
Rinus Michels, o técnico "culpado" que o holandês inventou o "Futebol Total", no início dos anos 70, jogando a final da Copa do Mundo de 1974 contra a Alemanha Ocidental, voltou a liderar a equipe para a final do Euro .
Naquele domingo à tarde, em Munique, na Holanda formada com Van Breukelen na porta, um grande guarda-redes que naquele ano tinha proclamado campeão da Europa com o PSV, Van Tiggelen, Ronald Koeman e Van Aerle na defesa, meio-campo com Jan Wouters, Frank Rijkaard e Erwin Koeman, irmão Ronald e campeão da Taça das Taças em Mechelen desse ano, a extrema-direita G.Vanenburg, Arnold Mürhen (grande e antiga já), a cair para o lado esquerdo, deixando até dois fenômenos, Ruud Gullit e Marco Van Basten, que já era conhecido graças ao Recopa que Ajax tinha vencido na temporada anterior, mas tinha começado a competir como um substituto para J.Bosman e veio de um ano difícil no Milan.
A URSS Valery Lobanovsky Dassaev formado com a porta, Gostmanov, Khidiatullin, Demianenko e Rats (grande jogador na ala esquerda) na defesa, Litovchenko, Aleinikov eo jovem estrela na época, Mikhailichenko no meio de campo, em que o jovem "branco" que se juntou a Sampdoria, foi uma lufada de ar fresco. Upstairs Zavarov (que jogou mais tarde na Juve, tinha velocidade e um canhoto), Belanov (o expresso de Odessa, um jogador veloz e vertical) e Igor Protasov apontou, foi o nono referência.
Era uma seleção em plena maturidade, talento, num momento em que os jogadores não poderia deixar a URSS até quase trinta anos, mas tudo isso estava prestes a mudar.
O jogo começou com grande respeito por ambos. Um bom tiro de Litovchenko meio-campista (ele bateu muito bem) poderia avançar para a URSS, mas parou Van Breukelen. Na 32 minutos do centro E.Koeman, Van Basten tocou de cabeça para o meio, onde Gullit veio como um avião, de cabeça para também colocar um a zero no placar.
Isto virá para descansar. Na segunda parte, um centro de Mürhen passado Arnold, em seu último jogo e internacional, a partir do lado esquerdo e na perna esquerda, caiu para Van Basten ângulo difícil. Marco atingiu voleio de um ângulo agudo em direção à meta, batendo com uma parábola Dassaev incrível. O objetivo é lembrado como o melhor de todos os Campeonatos da Europa até agora e um dos objetivos do século. Recentemente, li uma entrevista com Gullit na edição especial da UEFA Euro 2012, em que ele disse que "Van Basten poderia recuar 1 milhão de vezes e nunca conseguir que um tiro de meta do que a qualidade.
URSS poderiam encurtar distâncias, através de uma penalidade Gostmanov que árbitro francês disse, Mr. Vautrot, mas Van Breukelen parou Belanov e marcador e não se mexia.
Euro viajou para a Holanda, pela primeira e única vez, elevou aos altares Rinus Michels e Van Basten exaltado para a vanguarda do futebol europeu após um ano em que ele tinha sido difícil ser titular em sua primeira temporada no Milan Sacchi.
A URSS ainda jogou a Copa do Mundo Italia 90, como um país, mas hoje, talvez sem suspeitar-se, foi o último grande jogo que iria jogar para ganhar uma grande competição. Eu tenho um resumo de vídeo das finais, que inclui uma entrevista com Gullit.
Retrofootball
Alemanha
Bélgica
Espanha
França
Itália
Outros Países
Portugal
Reino Unido
Suíça
Retrorugby





Post Comments