Oleg Blokhin, um jogador nascido em Kiev, na Ucrânia, hoje, e ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Ele tem a honra de ser o jogador com mais aparições na antiga liga da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou CCCP por sua sigla em russo (432) e sendo o artilheiro com 211 gols.

Historic Front Dynamo Kiev, era perigoso. Com Igor Belanov formou uma dupla formidável. Ele ganhou duas Taças dos Vencedores da Copa, uma em 1975 e 1986, vencendo o Atlético de Madrid no jogo final de Lyon, onde a equipe soviética chegou ao Atlético, que correu Luis Aragones. Ele foi o artilheiro do campeonato da URSS por 4 anos consecutivos 1972-1975. Ele foi eleito Futebolista Europeu do Ano em 1975.

Era um atacante poderoso, rápido, um atacante, com bom tiro e tinha o poder de iniciar a alguns metros para trás, também, o seu grande poder fez o resto. Em seus primeiros capacidades atleta tinha a sua marca nos 100 metros foi menos de 11 segundos e foi mais de seis metros no salto em comprimento.

Foi um baluarte da equipe soviética, ele jogou 112 jogos com a lendária URSS e estava em duas Copas do Mundo, da Espanha 82, em que o cromo pode ver e México 86. Em ambos, a União Soviética foi claramente prejudicada pelos árbitros. Também no início era uma medalha de bronze na Olimpíada de 1972 (Munique) e 1976 (Montreal).



Ele foi um dos primeiros jogadores a deixar a URSS e jogar no exterior, mas o fez no crepúsculo de sua carreira. Ele jogou no austríaca Steyr Vorwärts Aris Limassol, em Chipre.


Eu tenho um vídeo com os dois jogos europeus Super Taça em que Dynamo Kiev venceu em ambas as partes para o então campeão europeu Bayern de Munique Todo-Poderoso.

Quanto à camisa, em retrofootball ter várias réplicas das camisas usadas pelo CCCP Blokhin.

Começando com a T-shirt dos Jogos Olímpicos de 1972 CCCP;

Continuando a camiseta do final dos anos 70 CCCP;

E fechando com o T-80 CCCP, camisola mais vendido nos meses de março e abril de 2011.